Enquanto a feira de tecnologia CES 2010 anunciava que a tecnologia 3D chegaria em sua casa através de sua TV, a maior feira de tecnologia do mundo, a Cebit, foi muito mais além, isto é, informou que agora os usuários podem induzir as imagens em três dimensões. Reunidas em uma área denominada de Next Level 3D, as mais recentes tendências para as imagens em 3D são e estarão ao alcance do usuário, pelo que tudo indica, ainda no fim deste ano. Estas tecnologias permitem capturar e visualizar fotografias, assistir a vídeos em tempo real (ao vivo) e visualizar a publicidade pulando da tela da TV em sua direção, por exemplo. Durante o maior evento de tecnologia mundial foram apresentados diferentes alternativas voltadas para a tecnologia 3D, as quais estão listadas logo abaixo:
-Capture fotos em 3D: Caso você goste de capturar imagens e realizar gravações de vídeos, você irá adorar a nova câmera da FujiFilm, a qual terá a capacidade de capturar fotografias e vídeos em 3D através da funcionalidade Finepix Real 3D. A câmera em si, conta com 10.0 megapixels de resolução e tem a capacidade de criar efeitos de volume devida a presença de duas lentes. Além disso, a câmera da FujiFilm captura ao mesmo tempo imagens em duas e em três dimensões, assim faz com que qualquer pessoa tenha a dúvida: onde estas fotos poderão ser visualizadas? Para completar ainda mais o pacote de novidades, a FujiFilm também criou um porta-retrato digital, o denominado FinePix Real que não necessita da utilização de óculos especiais para visualizar o efeito, isto é, basta fixar o olhar durante alguns segundos na tela do dispositivo para que você consiga visualizar a imagem “saindo” da superfície da tela.
-Cinema diretamente em seus olhos: Outra novidade da feira de tecnologia é o chamado Cinemizer que foi desenvolvido pela Zeiss, que nada mais é do que um par de óculos que tem a capacidade de reproduzir imagens 3D em suas próprias lentes. Este dispositivo pode ser utilizado como um acessório para o iPhone, Playstation 3 e iPods, sendo que o único problema em relação a esta novidade é para quem sofre de miopia com nível acima de 3,5, mas nada que um par de lentes poderá corrigir a imperfeição e faça com que você também possa visualizar as imagens “saltando”.
-3D ao vivo: Não funcionando apenas quando gravadas, as imagens em 3D permitem a transmissão ao vivo de qualquer imagem, sendo que já é possível a reprodução de vídeos com a impressão de volume, assim demonstrado pela Nano Stream. Esta foi a empresa que desenvolveu um decodificador que juntamente com um software faz com que em tempo real a imagem de resolução Flash, H.264, MPEG-2 HD e WMV, se “libertem” da tela. Mas para que isso seja possível é preciso a utilização de duas câmeras para a captação dos sinais de vídeos que serão transformados para 3D, e também a utilização de óculos especiais para a visualização do efeito. Para se ter uma ideia, a utilização de duas webcams dão conta do recado.
-Publicidade pulando em sua direção: A tecnologia 3D está também se inserindo no mercado publicitário, sendo que se faz necessária a utilização de telas específicas para que os anúncios em três dimensões pulem à direção do telespectador. Uma das empresas que já conta com televisores com esta tecnologia específica é a Tridelity, a qual dispõe de televisores de 21 a até 57 polegadas. O grande diferencial destes televisores é que por serem autoestereoscópias não se faz necessária a utilização de óculos especiais.
-Games saindo da tela: Para os fanáticos e viciados em game, a novidade é surpreendente, pois a Nvidia apresentou na feira de tecnologia o denominado 3D VIsion. Este é nada mais do que a mistura de um ótimo software, tela específica e óculos para a transformação de centenas de jogos em imagens de três dimensões. Além disso, o usuário pode ter este resultado em seu próprio computador, e para visualizar fotografias e assistir a vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário